O Projeto

Em funcionamento desde outubro de 2012, sob a coordenação do professor Flávio Nassar, pró-reitor de Relações Internacionais , o Projeto UFPA 2.0 tem como objetivo principal montar uma rede interativa que armazene e divulgue as produções acadêmicas da Universidade, a partir das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Para isso, o projeto visa englobar as mais diversas produções, do artístico ao científico, provenientes dos projetos de pesquisa, extensão ou das salas de aula, tanto da graduação como da pós-graduação.

O projeto foi batizado com esse nome porque toma como base o conceito de “Web 2.0”, cunhado por Tim O’Reilly, e diz respeito ao novo cenário em que as tecnologias da informação se situam: não apenas ao de consumo, mas também ao de produção de informação por usuários e desenvolvedores. Essa nova realidade 2.0 proporcionaria uma maior interação e participação com, e entre, o público da Web.

Em virtude dessas mudanças tecnológicas informacionais, começou a se observar a necessidade de se desenvolver ferramentas que possibilitassem a inserção da Universidade nesse novo cenário, visando principalmente melhorar a gestão, a integração institucional e a interação com os seus diversos públicos por meio das TICs. Por isso, o Projeto UFPA 2.0 conta com ferramentas na web, como o blog – que serve de plataforma para que as pessoas postem os seus trabalhos –, além de perfis nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

O UFPA 2.0 visa promover, também, ações que facilitem ou até mesmo possibilitem a acessibilidade das pessoas a essas novas tecnologias da informação e ao conteúdo disponibilizado por meio da internet. Exemplos disso são: a instalação da rede de internet sem fio (Wi-Fi), cobrindo todo o campus – instalado primeiramente nos campi de Belém e de Castanhal e, em breve, nos demais –; e a abertura de infocentros internos e externos ao campus, o que beneficiaria também as comunidades localizadas ao seu entorno.

Mas para que essa tão almejada interação entre público e universidade se concretize, é necessário que a adesão do público ao projeto exista. O projeto está recebendo trabalhos para serem publicados no Blog do UFPA 2.0 e aguardando os usuários para interagir e integrar suas redes sociais. A meta do projeto é a elaboração de um portal para disponibilizar todos os conteúdos produzidos pela UFPA, tornando-se, assim, uma importante ferramenta de busca.

Blogwww.ufpadoispontozero.wordpress.com

E-mail: ufpadoispontozero@gmail.com
FacebookUfpa Doispontozero 
Twitter@Ufpa2ponto0

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s