O Papel da Gestão Escolar na Capacitação e Liderança no Espaço Educacional

Clique na imagem para visualizar a publicação.

Clique na imagem para visualizar a publicação.

Mais uma contribuição externa que o blog do projeto UFPA 2.0 recebe para publicação. Dessa vez, trata-se do Projeto de Pesquisa de Odair José da Silva, graduado em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco e pós-graduado em Gestão Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes.

O referido artigo proporciona uma reflexão sobre as dimensões do espaço escolar e a importância do gestor escolar para o bom funcionamento do espaço, de forma a analisar que a educação é um processo, e não um produto a ser entregue de como algo padronizado, ou seja, mostrar a importância do papel da gestão escolar na capacitação e liderança no espaço educacional.
Pontua também que a democratização deve ser buscada enquanto instrumento para promover a qualidade, como um novo conceito que não se expressa menos em termos de produção de documentos anuais ou planos e mais em termos de processo de trabalho conjunto e de longo prazo, envolvendo toda a equipe da escola e comunidade.
A gestão democrática participativa constitui o modo próprio de organização e a liderança do gestor é fundamental na implementação de ações compartilhadas. As ações de gestão democrática trazem consigo uma concepção educativa que valoriza a autonomia da escola e dos sujeitos que a fazem.
No desenvolvimento do artigo foram elaboradas pesquisa de campo (entrevista) com um diretor, um diretor-adjunto, cinco professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental (C.B.I e C.B.II), três professores do 2º ciclo, cinco inspetoras de alunos, duas cozinheiras, duas auxiliares de serviços gerais e uma secretária.
O método utilizado foi investigativo e indutivo com a utilização de questionário semi estruturado com perguntas fechadas e abertas. O objetivo da pesquisa foi identificar o papel de liderança da gestão e o nível de satisfação dos liderados. O resultado da pesquisa mostra uma questão preocupante: o despreparo da gestão e de toda equipe para lidar com as situações que ocorrem no ambiente escolar.

Odair José da Silva,
autor da obra.

O arquivo PDF disponível para visualização e download possui 9 páginas e cerca de 250 KB.

Para fazer o download da publicação, clique aqui.

– > O arquivo é parte integrante do acervo do UFPA 2.0 < –

Anúncios

Sobre ufpadoispontozero

Repositório digital da produção intelectual (acadêmica e artística) da Universidade Federal do Pará.
Esse post foi publicado em Acervo UFPA 2.0, Contribuições Externas, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s