Viagens Pelos Rios Amazonas e Negro

Clique na imagem para visualizar a publicação

Clique na imagem para visualizar a publicação

“O ardente desejo de visitar uma região tropical, de contemplar a exuberância da vida animal que se dizia ali existir, e de ver com meus próprios olhos todas as maravilhas cujo conhecimento, através da leitura das narrativas dos viajantes, tanto me deleitavam, foram os motivos que me induziram a desfazer os compromissos profissionais e os vínculos familiares e partir para “longes terras onde impera o infinito estio“.
Nas páginas seguintes está o relato de minhas jornadas e das impressões que me foram então despertadas. A primeira e a última parte deste trabalho foram extraídos do meu diário, com algumas pequenas alterações; mas todas as anotações tomadas durante os dois últimos anos de minha estada, assim como a maior parte dos meus esboços e coleções, perderam-se em decorrência do incêndio do navio no qual embarcara de regresso ao lar. Com as notas e escritos fragmentários que consegui salvar, escrevi os capítulos intermediários e também os quatro últimos, referentes  a História Natural da região e ao estudo das tribos indígenas, com os quais pretendia, se tivesse sido possível salvar todos os meus materiais, compor um trabalho sobre a História Física do Amazonas.
Concluindo, acredito que a enorme perda que sofri – e cuja extensão só pode ser corretamente avaliadas pelos naturalistas e viajantes – deve se levada em consideração para explicar a irregularidade e a imperfeição desta narrativa, bem como a moléstia de sua segunda parte, tão pouco proporcional ao que se poderia esperar de uma permanência de quatro anos tão interessante como pouco conhecida.”

Alfred Russel Wallace

O arquivo PDF disponível para visualização e download possui 162 páginas e cerca de 59 MB.

Para fazer o download da publicação, Clique aqui.

– > O arquivo é parte integrante do acervo do UFPA 2.0 < –

Anúncios

Sobre ufpadoispontozero

Repositório digital da produção intelectual (acadêmica e artística) da Universidade Federal do Pará.
Esse post foi publicado em Acervo UFPA 2.0, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s