A cidade de Salvador (1549) – uma reconstituição histórica & A conquista da Amazônia.

Clique na imagem para visualizar a publicação

Clique na imagem
para visualizar a publicação

Publicado em 1980, esta obra reúne duas das principais obras do escritor, jornalista, tradutor, historiador, sociólogo e folclorista Edison Carneiro. A seguir, palavras do autor a respeito das suas obras:

“Eis um retrato dinâmico da Cidade de Salvador no ano de 1549.
Eu tinha um objeto limitado, no tempo e no espaço, e não quis sair desses limites, para poder mergulhar profundamente no passado e desenterrar a Cidade […]. O essencial, neste estudo, era a Cidade – a sua edificação, o seu funcionamento, os seus habitantes, a sua economia, a sua posição como cabeça do país, centro da administração civil e da defesa militar do Brasil.
Esta reconstituição histórica, que infelizmente só agora se tenta, quatrocentos anos após o estabelecimento do governo geral – pelo menos nesta escala – me levou a usar e abusar de termos e expressões dubidativos, única maneira de tratar com seriedade, um tema tão difícil, tão sem apoio em documentos, tão maltratados em geral pelos cultores da história. Tive de suprir a deficiência documental e epigráfica, tanto quanto possível, com a ajuda da lógica e do senso comum”.

“Estive na Amazônia, a serviço, três vezes, em 1954 e 1955, – uma vez para a Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as duas outras em missão conjunta da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA) e do Instituto Nacional de Imigração e Colonização (INIC), como membro de uma comissão incumbida de estudar localização conveniente para novas colônias agrícolas no grande vale.
As observações que dão corpo a este trabalho – naturalmente completados com dados, informações e estudos que, antes e depois, chegaram ao meu conhecimento – foram feitas durante essas três viagens, em contato direto com a terra, a gente e as vissitudes da Amazônia”.

O arquivo PDF disponível para visualização e download possui 110 páginas e MB.

Para fazer o download da publicação, Clique aqui.

Anúncios

Sobre ufpadoispontozero

Repositório digital da produção intelectual (acadêmica e artística) da Universidade Federal do Pará.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s