O Pará Segundo Documentos Oficiais: Anos De 1851 e 1853

Os documentos a seguir são dois importantes registros históricos, de natureza política, a respeito do Estado do Pará. Tratam-se de discursos provenientes dos anos de 1851 e 1853, época em que o estado era província e o Pará era Grão-Pará.

O primeiro deles é o “Relatório do presidente da província do Grão-Pará – Exmo. sr. Dr. Fausto Augusto D’Aguiar – na abertura da segunda sessão extraordinária da sétima legislatura da Assembleia Provincial, realizada no dia 15 de agosto de 1951″:

000002

Clique na imagem para visualizar a publicação

“Venho, em cumprimento da lei, assistir a installação dos vossos trabalhos para dar-vos contas dos actos da minha administração, expôr-vos o estado dos negocios publicos, e propôr-vos as medidas, que reclamam as mais urgentes necessidades dessa bella provincia.
Certo de que continuarão a merecer toda a vossa solicitude os melhoramentos praticos, de que depende o futuro de prosperidade e de grandesa, a que a Providencia destinou esta vasta porção do Imperio, enriquecendo-a com immensos e poderosos recursos, eu a felicito por ser chegada a epocha, sempre esperançosa, da vossa reunião, e vos asseguro, senhores, o mais franco e leal concurso da parte da Presidencia”.

Dr. Fausto D’Aguiar

O segundo é a “Falla que o Exmo. Sr. Dr. José Joaquim da Cunha – Presidente desta provincia – dirigio a Assembleia Legislativa Provincial, no dia 15 de agosto de 1853″:

000002

Clique na imagem para visualizar a publicação

“Em obediencia a lei venho assistir ao principio de vossos trabalhos, e faser-vos uma exposição do estado da provincia e suas necessidades; ella será breve e sem ornato”

Dr. José Joaquim da Cunha

OBS: Os arquivos não pertencem originalmente ao acervo do UFPA 2.0. Elas podem ser acessadas pelo site http://www.crl.edu/brazil/provincial/par%C3%A1, nos respectivos links:
. Relatório do Dr. Fausto D’Aguiar: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/511/;
. Falla do Dr. José Joaquim da Cunha: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/514/

Para fazer download direto da publicação, clique nos links:
. Relatório do Dr. Fausto D’Aguiar;
. Falla do Dr. José Joaquim da Cunha.

Os arquivos possuem cerca de 8,5 MB e 17 MB respectivamente.

Sobre ufpadoispontozero

Repositório digital da produção intelectual (acadêmica e artística) da Universidade Federal do Pará.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário