Coleção Vicente Salles – A Tapuia, Um Caso de Irradiação Cultural

A produção bibliográfica de Vicente Salles é composta por mais de 25 livros e 50 microedições. A obra em questão é componente da sua coleção de microedições e mais um fruto das inúmeras pesquisas que esse incansável historiador realizou nos campos histórico e cultural.

“A Tapuia, Um Caso de Irradiação Cultural” é o 49º volume de microedições do autor e foi publicado no ano de 2010 pela Thesaurus Editora de Brasília. O texto da obra foi apresentado no I Fórum Pan – Amazônico de Cultura, Educação e Meio Ambiente, que congregou a I Feira Pan – Amazônica do Livro e Seminário de Literatura da Amazônia, que ocorreu em Belém entre os dias 7 e 16 de novembro de 1997.

IMG_0001

Clique na imagem
para visualizar a publicação

Resumidamente, o estudo da obra se dá por meio de um apanhado de 24 versões oriundos dos poemas “O Caçador e a Tapuia”, do português Francisco Gomes de Amorim (1827 – 1891) e “A Tapuia (ou Formosa Tapuia)”, de Severiano Bezerra de Albuquerque (1843 – 1897). Ambos os poemas retratavam aspectos do imaginário popular sobre a mulher amazônica rural e ribeirinha e que, apesar de terem sido escritos por poetas eruditos, acabaram sendo incorporados ao mundo musical popular do Pará.

Para quem não sabe, o termo “tapuia” era utilizado para designar os índios que não falavam a língua tupi. (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapuias).

Segundo palavras de Vicente Salles sobre o objetivo da obra, “O interesse do autor não é restituir ‘autoria’ a documentos tidos e havidos como anônimos, mas examinar o processo do continuum erudito popular, que funciona também inversamente; é examinar a ‘recriação popular’ a partir de documentos considerados ‘arquétipos’, no caso, as fontes eruditas. Pretende demonstrar que o imaginário amazônico – qualquer imaginário – pode romper os enclaves culturais; que o folclore existe independentemente dos conceitos e dos interesses estéticos dos eruditos; que sobrevive a despeito da ordem estamental que muitas vezes tenta descaracterizá-lo e impor produtos espúrios da ‘indústria cultural’”.

O arquivo disponível para download tem cerca de 14 MB

Para fazer o download direto da obra, Clique aqui

– > O arquivo é parte integrante do acervo do UFPA 2.0 < –

head vicente

Anúncios

Sobre ufpadoispontozero

Repositório digital da produção intelectual (acadêmica e artística) da Universidade Federal do Pará.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s