O Estado do Pará na Exposição de 1908

IMG_0001

Clique na imagem para visualizar a publicação

A Exposição Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ocorreu entre 28 de janeiro e 15 de novembro de 1908 no Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro da Urca. Ainda que a verdadeira intenção da exposição estivesse disfarçada (mostrar a então nova capital federal – urbanizada pelo prefeito Francisco Pereira Passos e saneada por Oswaldo Cruz – para as autoridades nacionais e estrangeiras que visitavam a cidade), foi organizada para se comemorar os 100 anos do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, e também, para se fazer um inventário econômico do Brasil na época.

A exposição era dividida em quatro grandes ramos: agricultura, indústria pastoril, várias indústrias e artes liberais. Governos de estados, do Distrito Federal e de associações comerciais, agrícolas e industriais participaram do evento, sendo que o governo federal mandou construir pavilhões para os expositores, além de especiais para os estados mostrarem os seus principais produtos. Somado aos estados, Portugal também contou com um pavilhão.

A obra desse post foi organizada justamente por ocasião da exposição, para fazer uma compilação do que de melhor o Pará poderia apresentar para o Brasil e para o mundo. Jacques Ourique, presidente da comissão paraense para a exposição, foi o organizador desse livro, que faz uma síntese histórica do estado inicialmente, para depois, através de gráficos, alguns dados e de um catálogo, os produtos que seriam apresentados pelo estado. Há também a presença de fotografias que mostram as principais partes do pavilhão pertencente ao estado na exposição. O livro foi impresso pela Typographia Leuzinger, do Rio de Janeiro.

Para aqueles que se interessaram e quiserem saber mais a respeito da exposição de 1908, o Arquivo Nacional conta com uma exposição chamada “Rio 1908: a cidade de portos abertos”, que é integrada às comemorações de 200 anos da chegada da corte ao Brasil, onde há três galerias destinadas a exposição de 1908.

O arquivo disponível para download tem cerca de 24 MB.

Para fazer o download direto dessa publicação, Clique aqui

– > O arquivo é parte integrante do acervo do UFPA 2.0 < –

Anúncios

Sobre ufpadoispontozero

Repositório digital da produção intelectual (acadêmica e artística) da Universidade Federal do Pará.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O Estado do Pará na Exposição de 1908

  1. Pingback: Do UFPA 2.0: Álbum Lembrança da Exposição Nacional de 1908 Rio de Janeiro | F A U ─ U F P A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s