Termo de referência e estudo de reabilitação da Casa Rosada

Clique na imagem para ler o trabalho

Apresentar um conjunto de diretrizes formadoras do Termo de Referência para o projeto de restauro e reabilitação da Casa Rosada (construção datada do século XVIII) em Centro de Memória do bairro da Cidade Velha visando à preservação do Patrimônio Cultural de Belém. Essa é a finalidade dessa monografia, escrita por José Marques Morgado Neto com a orientação da Prof. Esp. Maria Beatriz Maneschy Faria e apresentada no ano de 2008 ao Curso de Especialização em Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antonio José Landi, realizado pelo Fórum Landi da UFPA, para a obtenção do título de especialista em Preservação do Patrimônio Cultural.

O trabalho é composto por levantamentos cadastrais e fotográficos (que incluem representações gráficas de interpretação dos dados levantados), analises tipológica, estilística e do seu entorno, plantas legendadas dos sistemas construtivos das alvenarias existentes e outras representações, que permitem não só o conhecimento específico do edifício como também a sua consolidação de bem cultural.

A formulação das diretrizes baseou-se em fundamentos teóricos de restauro de autores como Camilo Boito, Cesare Brandi e das Cartas Patrimoniais, além de estudos e no conhecimento a respeito da edificação – que vão desde a contextualização no cenário urbano da Belém colonial, passando pela historiografia da arquitetura civil do Brasil colônia e da arquitetura residencial portuguesa da segunda metade do séc. XVIII.

Para fazer o download da publicação, Clique aqui.

– > O arquivo integrará o acervo da Biblioteca Digital Landi < –

Anúncios

Sobre ufpadoispontozero

Repositório digital da produção intelectual (acadêmica e artística) da Universidade Federal do Pará.
Esse post foi publicado em Biblioteca Digital Landi e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s