A primeira produção do UFPA 2.0

“O Celular É A Bicicleta” é o vídeo documentário resultante de um estudo de caso que pretende mostrar os impactos decorrentes da chegada da telefonia celular e da internet no município de Belterra, localizado no oeste do Pará. Foi produto da parceria Vivo/ Projeto UFPA 2.0/ Prointer/ UFPA e tem a Professora Kalynka Cruz – Mestre em Tecnologias da Inteligência, pela PUCSP e Doutoranda em Sociologia pela Universidade Sorbone – Paris V – como pesquisadora responsável.

O título, segundo a prof. Kalynka Cruz, é uma alusão ao fato de que a celular veio substituir a bicicleta como o meio mais utilizado para a coleta e divulgação de informação na cidade.

Para a produção do documentário, durante os seis dias de coleta de dados, mais de 100 pessoas foram entrevistadas, mostrando por meio de seus depoimentos, como a chegada das novas tecnologias de comunicação alterou a dinâmica social e até espacial dos habitantes, abordando desde a época da chegada do celular e da internet e no que isso ajudou positivamente, de como se dá a relação dos habitantes com essas tecnologias, até o atual momento vivido pelo município e em como isso está afetando as relações entre os indivíduos.

O documentário foi apresentado durante o lançamento do “Relatório de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade da Telefônica Brasil”, ocorrido no dia 1° de setembro de 2011.

– > O arquivo é parte integrante do acervo do UFPA 2.0 < –

Anúncios

Sobre ufpadoispontozero

Repositório digital da produção intelectual (acadêmica e artística) da Universidade Federal do Pará.
Esse post foi publicado em Acervo UFPA 2.0, Produções, Vídeos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s